Abobado

Odeio petralhas | Raça de sangue ruim; corruptos, bandidos, oportunistas, picaretas, malandros…

Morales manda embaixador dos EUA sair da Bolívia; Chávez dá apoio

leave a comment »

Philip_Goldberg

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, apoiou o colega boliviano, Evo Morales, que declarou nesta quarta-feira “persona non grata” o embaixador dos EUA em La Paz, Philip Goldberg, acusando-o de promover junto à oposição os protestos contra seu governo, e pediu que ele retorne aos EUA “urgentemente”.

“Sem medo de ninguém, sem medo do império. Hoje, diante de vocês, diante do povo boliviano, declaro o senhor Goldberg, embaixador dos EUA, ‘persona non grata'”, disse Morales em discurso durante um ato realizado no Palácio de Governo.

Chávez afirmou, algumas horas mais tarde, que o “império agressor e genocida” dos Estados Unidos aumentou sua conspiração contra a Bolívia com “o mesmo molde” que usou contra seu governo em 2002, quando foi derrubado durante dois dias.

“Da mesma forma que na Venezuela”, as operações “contra a Bolívia são coordenadas pela embaixada dos Estados Unidos”, afirmou Chávez em um ato militar transmitido em cadeia nacional obrigatória de rádio e televisão.

“A Bolívia resiste à agressão imperialista, de dentro e de fora”, porque a oposição boliviana é que executa “as sabotagens que fazem parte da tentativa de acabar com o processo democrático” liderado por Evo Morales, afirmou.

Chávez disse que telefonaria para Morales “para buscar mais informações” sobre a questão, e repetiu que também na Venezuela “o império agressor e genocida pretende voltar a reaquecer o país, as ruas e lançar um golpe de Estado e matar o presidente”.

“Temos certeza de que o mesmo acontecerá na Bolívia, que a Bolívia viverá e que a nova Bolívia triunfará”, assegurou, e enviou “um abraço de solidariedade a Evo, ao povo e aos soldados da Bolívia”.

“Que império genocida”, afirmou Chávez, depois de lembrar um sem-fim de ações militares americanas no século passado e atual em diversas partes do mundo e de repetir que os Estados Unidos “são a maior ameaça do planeta hoje”.

EUA respondem

O secretário de Estado adjunto dos EUA para a América Latina, Thomas Shannon, disse hoje também que o anúncio da expulsão do embaixador dos Estados Unidos na Bolívia é “lamentável”.

Em declarações à agência Efe, Shannon disse que ainda estão sendo reunidas informação sobre este fato, mas, mesmo assim, considerou-o um “grande erro”.

Shannon elogiou o trabalho do embaixador americano em La Paz, Philip Goldberg, e disse que sempre foi um “diplomata com um comportamento impecável”.

Washington reagiu à notícia, qualificando de “infundadas” as acusações de Morales e destacando que não recebeu qualquer comunicado formal sobre a expulsão de Goldberg. Os Estados Unidos não foram informados pelos canais diplomáticos usuais da decisão de Morales de expulsar o embaixador americano, disse à imprensa Gordon Duguid, porta-voz do departamento de Estado.

“Estamos tentando confirmar” as informações da imprensa sobre este assunto, destacou, insistindo em que “as acusações contra Goldberg são infundadas”. Folha Online

Written by Abobado

10 de setembro de 2008 às 21:24

Publicado em Sem categoria

Tagged with

A área de comentários é liberada. Mas não venham pra cá cantar de galo e me atacar ou atacar a quem defendo. Sejam educados e comportem-se. Se não gostam do que publico, criem um blog e sejam felizes. Petralha aqui, não!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s