Abobado

Odeio petralhas | Raça de sangue ruim; corruptos, bandidos, oportunistas, picaretas, malandros…

Laguna – Fonte da Carioca: Quem conhece?

leave a comment »

Construída pelos escravos, em 1863, a Fonte da Carioca até hoje abastece a população de água potável, cuja nascente, no alto do morro, é protegida e fiscalizada constantemente. Ao processo de depuração natural uniu-se a filtração artificial com filtros de areia. A água da Carioca, conforme crendice popular, tem poderes afrodisíacos. Os visitantes que beberem daquela água ficarão eternamente enamorados por Laguna.

Crendices e bobagens à parte, quem conhece um pouco de Laguna e a história de Santa Catarina sabe que a Fonte da Carioca é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e o espaço mais utilizado pela população local durante o ano inteiro. A água é boa e nem se compara com a que é distribuída pela Casan (um nojo, pra ser bem franco).

Esse pequeno filme que fiz no dia de hoje mostra como as autoridades municipais tratam esse lindo e importante patrimônio histórico.

O calçamento é secular, concordo, mas uma acomodação e um ajuste nas pedras poderia e deveria ser feito. É difícil quem acesse a Fonte da Carioca que não dê uma topada ou leve um escorregão; tombo na certa!

As torneiras, mesmo que se tente fechá-las, continuam pingando sem parar (dia e noite); o prédio da fonte carece (há tempo) de uma reforma, uma pintura que seja; reparem no limo grudado nas paredes e nas torneiras; existe uma frondosa árvore na frente da Fonte da Carioca, mas nenhum banco para as pessoas sentarem, descansarem e desfrutarem da beleza do local.

E é assim que o rico patrimônio da nossa querida Laguna vem sendo tratado. Coisas que me deixam indignado, mas que tem que ser mostradas.

Apesar do descaso das autoridades a Fonte da Carioca continuará firme e forte.

E viva o Vitório!

Written by Abobado

30 de dezembro de 2008 às 19:09

A área de comentários é liberada. Mas não venham pra cá cantar de galo e me atacar ou atacar a quem defendo. Sejam educados e comportem-se. Se não gostam do que publico, criem um blog e sejam felizes. Petralha aqui, não!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s