Abobado

Odeio petralhas | Raça de sangue ruim; corruptos, bandidos, oportunistas, picaretas, malandros…

‘É de embrulhar o estômago’

with 2 comments

(*) Marcelo Moutinho: Alguns caras-pintadas ainda tem a capacidade de se indignar. Já a maioria…

Decepcionante. Triste. Desconfortante. Uma facada. Uma traição. Nojo. Em poucas palavras, representantes da geração que foi às ruas em 1992 pedir o impeachment do então presidente Fernando Collor resumiram seus sentimentos ao ver nos jornais, ontem, a foto do presidente Lula abraçando o antigo adversário. Caras-pintadas como o escritor Marcelo Moutinho, que era militante do PT à época, se disseram indignados com os elogios de Lula ao senador Collor, 17 anos depois:

collor_lula_abraco_alagoas_14_07_2009 – É de embrulhar o estômago. Hoje (ontem), quando vi a primeira página do GLOBO, encontrei mais um motivo para desacreditar na política. Não que fique surpreso, porque concessões, em nome do pragmatismo, até são compreensíveis. Mas há imagens simbólicas, e essa é uma delas. Pragmatismo tem limite. Há concessões que vão além do pragmático: são uma facada na própria biografia dele (Lula), e em quem acreditou nele, por consequência.

Anteontem, em Alagoas, Lula abraçou Collor e disse que precisava fazer justiça com o ex-presidente e o líder do PMDB, Renan Calheiros, que "têm dado sustentação muito grande ao governo no Senado".

Moutinho lembra que, na época das passeatas do Fora Collor, ele tinha o cuidado de, mesmo como petista, pedir aos colegas de faculdade que não usassem o broche do partido nas manifestações.

– Meu argumento era de que aquilo não era um movimento de um só partido, mas de indignação de toda a sociedade – diz Moutinho, que tinha 20 anos em 1992. O Globo

(*) A foto (divulgação do site de Marcelo Moutinho) não expressa o que ele está sentindo na reportagem. Achei conveniente colocá-la em destaque para que as pessoas possam conhecê-lo.

Foto de Lula e Collor: Hélvio Romero – Agência Estado

Anúncios

Written by Abobado

16 de julho de 2009 às 12:30

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] explicações adicionais à foto estão AQUI, AQUI, AQUI ou […]

  2. […] explicações adicionais à foto estão AQUI, AQUI, AQUI ou […]


A área de comentários é liberada. Mas não venham pra cá cantar de galo e me atacar ou atacar a quem defendo. Sejam educados e comportem-se. Se não gostam do que publico, criem um blog e sejam felizes. Petralha aqui, não!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s