Abobado

Odeio petralhas | Raça de sangue ruim; corruptos, bandidos, oportunistas, picaretas, malandros…

Parabéns Justiça brasileira: Dez anos após crime, assassino Pimenta Neves continua solto

with one comment

Hoje faz dez anos que a jornalista Sandra Gomide foi assassinada pelo jornalista Antônio Marcos Pimenta Neves, 73, seu ex-namorado. Pimenta matou Sandra com dois tiros pelas costas no dia 20 de agosto de 2000 e confessou o crime quatro dias depois.

Condenado por um júri popular a 19 anos de prisão em maio de 2006, Pimenta teve a pena reduzida para 15 anos e conseguiu continuar solto apresentando sucessivos recursos a tribunais superiores.

O caso hoje está nas mãos do ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal). Os advogados de Pimenta querem que o julgamento seja anulado por questões formais. O pedido foi rejeitado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) e eles recorreram ao Supremo.

A defesa alega que a formulação dos quesitos induziu a resposta dos jurados. A advogada Maria José da Costa Ferreira cita como exemplo disso o não reconhecimento da confissão do crime.

"O réu que confessa um crime é beneficiado, inclusive com a redução da pena. E um dos quesitos que foram indagados ao júri era esse. E eles disseram que não havia nenhuma atenuante. Isso é reconhecido até mesmo pela imprensa, que noticia a todo momento que ele confessou o crime", disse ela.

Na época do crime, Pimenta era diretor de redação do jornal "O Estado de S. Paulo", onde Sandra trabalhou como repórter e editora até ser demitida por ele, um mês antes do assassinato. Ela tinha 32 anos quando foi morta.

Pimenta ficou preso em caráter preventivo por cerca de sete meses logo após o crime. Foi solto por habeas corpus concedido pelo STF. Vive recluso em sua casa em São Paulo e não dá entrevistas.

O Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a sentença que condenou o jornalista em primeira instância e mandou prendê-lo no fim de 2006, mas Pimenta recorreu.

Embora o jornalista seja réu confesso, a ministra do STJ Maria Thereza de Assis Moura revogou a ordem de prisão invocando o princípio que presume a inocência de toda pessoa que não tiver sofrido condenação definitiva. Folha Online

Leia mais aqui.

Written by Abobado

20 de agosto de 2010 às 12:24

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. REALMENTE E O COMULO DO ABSURDO….
    O “CIDADAO”, MATA MAIS QUERENDO OU NAO ELE E RICO E PODEROSO, COM AQUISITIVO FORTE!
    O BONITO NAO QUIS NEM TOMAR CAFÉ, PORQUE TEM CLASSE E GOSTOS DIFERENCIADOS.
    O MESMO EM NENHUM MOMENTO FOI TRATADO COMO UM JOSE DE PERIFERIA QUE POR MUITAS X SE SUBMETE A CERTAS ATITUDES NAO BEM VISTAS PELA NOSSA MARAVILHOSA SOCIEDADE PARA SUSTENTAR A FAMILIA (ME REFIRO A ASSALTOS NAO SEGUIDOS DE MORTE), SERIA MELHOR , MAIS FACIL, EM GASTOS E TEMPOS DEIXA-LO IMPUNE POIS DAQUI APROX. 30 MESES O BONITO PODE SAIR POIS E IDOSO, APARENTEMENTE SOFRENDO DE “DEPRESSAO”, MAIS A DEPRESSAO SURGIU AGORA NE ?! MAIS ENQUANTO A CARCERE EM REGIME DOMILICIAR ELE NAO TINHA… COMEU BEM SE VESTIU DE MANEIRA SOCIAL COMUNICACAO GERAL, ETC….
    AGORA MEDIANTE A TUDO ME PERGUNTO;
    – SERA QUE AQUELES QUE ESTAO CUMPRINDO PENA, MUITOS SEM TER COMETIDO TAL CRIME, AQUELES QUE JA CUMPRIRAM TDO E MAIS UM POUCO, COMO ESTAO SE SENTINDO TALVEZ UM MERDA SEM DESTINO SEM PERPECTIVA SEM PLANOS E OBJETIVOS SAIRAM E 70% VAI COMETER TDO DE NOVO SABE POR QUE? POR CONTA DAS INJUSTICAS POR PARTE DE UMA SOCIEDADE HIPOCRITA QUE DA VALOR AOS PODERES AQUISITIVOS, A UMA JUSTICA FALHA! DAI MAIS PRA FRENTE OUVIREMOS;
    – FULANDO COM A FICHA POLICIAL EXTENSA FOI PRESO NOVAMENTE POR 157 (ASSALTO A MAO ARMADA).
    MAIS POR QUE? PORQUE NAO DERAM OPORTUNIDADE DE TRABALHO, PORQUE NAO O VIMOS, PORQUE NAO NOS IMPORTAMOS, PORQUE NAO DEMOS A OPORTUNIDADE A QUAL TAMBEM GOSTARIAMOS DE TER ESTANDO NO LUGAR DE TAL MELIANTE.
    REFLITA SOBRE O QUE REALMENTE PRECISAMOS,
    EDUCACAO OU BOM SENSO?

    SAMY

    25 de maio de 2011 at 09:09


A área de comentários é liberada. Mas não venham pra cá cantar de galo e me atacar ou atacar a quem defendo. Sejam educados e comportem-se. Se não gostam do que publico, criem um blog e sejam felizes. Petralha aqui, não!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s