Abobado

Odeio petralhas | Raça de sangue ruim; corruptos, bandidos, oportunistas, picaretas, malandros…

Eleição presidencial – Campanha do ódio, da violência e da mentira obtém a maioria nas urnas

with one comment

Dilma venceu por um triz porque o terrorismo funcionou. Sua campanha foi bem além do limite do razoável. Seu governo já nasce velho, com parcela considerável do eleitorado a lhe devotar franca hostilidade

Dilma Rousseff, do PT, que vai fazer 67 anos no dia 14 de dezembro próximo, reelegeu-se presidente da República. Aos 99,74% dos votos apurados, ela tem 51,59% dos votos, contra 48,41% de seu oponente, Aécio Neves, do PSDB. Obtém o segundo mandato de forma legítima, segundo as regras do jogo, mas é importante destacar que apenas cerca de 80% do eleitorado, composto de 142.822.046 de brasileiros, lhe conferiram esse passaporte. Nada menos do que cerca de 28 milhões e brasileiros deixaram de comparecer às urnas. Os brancos e nulos ultrapassam 6,37%, e há, como se mencionou, os quase 50 milhões que queriam Aécio presidente. E assim é com o absurdo instituto do voto obrigatório. Um presidente é ungido, note-se, com o voto de uma minoria. Parece-me que um de seus deveres é tentar atrair a adesão daqueles que preferiram outro caminho. E é nesse ponto que as coisas podem se complicar para Dilma.

O PT não se caracteriza exatamente por fazer campanhas limpas. Gosta de dossiês e de montar bunkers para destruir reputações; adere com impressionante presteza às práticas mais odientas da política; transforma adversários em inimigos; não distingue a divergência legítima da sabotagem e o oponente de um alvo a ser destruído; julga-se dotado de um exclusivismo moral que lhe confere o suposto direito de enlamear a vida das pessoas. Não foi diferente desta vez. Ou foi: a violência retórica e as agressões assumiram proporções inéditas. Nunca se viram tanta baixaria, tanta sordidez e tanta mentira numa campanha.

Vejam de novo o placar: Dilma venceu Aécio por diferença pequena. Quantos desses votos são a expressão do terror, do medo, do clientelismo mais nefasto? Não! Não se trata, e evidente, de tachar os eleitores de Dilma de “desinformados” — até porque, felizmente, a democracia ainda não inventou um mecanismo que distinga os “bons” dos “maus” votos. Mas é preciso ser um pilantra para ignorar que pessoas economicamente vulneráveis, que estão à mercê do Bolsa Família, acabam decidindo não exatamente com menos informação, mas com menos liberdade.

Multiplicaram-se aos milhares as denúncias de chantagens aplicadas contra as pessoas que recebem benefícios sociais do Estado brasileiro. Cadastrados do Bolsa Família e do Minha Casa Minha Vida passaram a receber torpedos e a ser bombardeados com panfletos afirmando que Aécio extinguiria os programas, como se estes pertencessem ao PT, não ao Brasil. De própria voz, Dilma chamou os tucanos de inimigos do salário mínimo — que teve ganho real acima de 85% no governo FHC, superior, proporcionalmente, aos reajustes concedidos pela própria Dilma. E daí? As mentiras sobre o passado foram constrangedoras: FHC teria entregado o país com uma inflação maior do que a que recebeu; tucanos teriam proibido a construção de escolas técnicas; o governo peessedebista teria sido socialmente perverso… E vai por aí. Sobre o futuro do Brasil, não disse uma miserável palavra a não ser um daqueles miraculosos programas — agora é a vez do “Mais Especialidades”…

Quanto dos cerca de 54 milhões de votos que Dilma obteve a mais do que Aécio se consolidaram justamente no terror? Ora, esbarrei em São Paulo com peças verdadeiramente sórdidas de terror e de agressão à honra pessoal de Aécio. Estatais foram usadas de maneira vergonhosa na eleição, como se viu no caso dos Correios. Em unidades de bancos público, como CEF e Banco do Brasil, houve farta distribuição de panfletos contra o candidato tucano.

É claro que o medo, ainda que por margem estreita, venceu a esperança. Dilma assumirá o novo mandato, no dia 1º de janeiro, com boa parte dos brasileiros sentindo um certo fastio de seu governo. Pior: o país parou de crescer, os juros estão nas nuvens, e a inflação, raspando o teto da meta. Dilma também não tem folga fiscal para prebendas, e o cenário internacional não é dos mais hospitaleiros. Não será fácil atrair aqueles que a rejeitaram porque vão lhe faltar os instrumentos de convencimento.

Petrolão

Mais: Dilma já assumirá o novo mandato nas cordas. Além de todas as dificuldades com as quais terá de lidar, há o estupefaciente escândalo do Petrolão. A ser verdade o que disse sobre ela o doleiro Alberto Youssef, não vai terminar o mandato; será impichada — e por boas razões.

O escândalo não vai se desgrudar dela com tanta facilidade. Youssef pode estar mentindo? Até pode. Mas ele deve conhecer as consequências de fazê-lo num processo de delação premiada. Ele pode não servir para professor de Educação Moral e Cívica, mas burro não é. E que se note: em meio a crises distintas e combinadas, a governanta promete engatar uma reforma política, com apelo a plebiscito. Vêm tempos turbulentos por aí, podem esperar.

Dilma venceu por um triz porque o terrorismo funcionou. Sua campanha foi bem além do limite do razoável. Seu governo já nasce velho, com parcela considerável do eleitorado a lhe devotar franca hostilidade. E, por óbvio, seus “camaradas” à esquerda não vão lhe dar folga.

A petista assumirá o novo mandato no dia 1º de janeiro tendo à frente o fantasma do impeachment e a realidade de uma economia estagnada. Não a invejo. E creio que Aécio também não porque, por óbvio, se ele tivesse vencido, isso teria ocorrido segundo as suas circunstâncias, não as dela, que são muito piores.

O Brasil vai acabar? Não! Países não acabam. Eles podem entrar em declínio permanente. Mas Dilma pode ficar tranquila: nós nos encarregaremos de lembrar que ela foi eleita para governar um país segundo regras que estão firmadas pelo Estado de Direito. Ela pode contar com a nossa vigilância. Agora, mais do que nunca.

Por Reinaldo Azevedo

Anúncios

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Eu quero que TODOS OS BRASILEIROS, INDIGNADOS com esse resultado absurdo: PRIMEIRO, que comprem ARMAS para MATAR essa GUERRILHEIRA dessa MALDITA DILMA ROUSSEFF. Segundo, EVITEM IR PARA O NORDESTE! Esse povo nordestino não tem mais o que fazer. Espero que o Estado de São Paulo (São Paulo) os HOSTILIZE DA MANEIRA MAIS CRUEL E DESTRUTIVA, e espero também que OS MOVIMENTOS SEPARATISTAS no Brasil (Brasília-DF) aconteçam também! Aqui no Espírito Santo (Vitória), minha terra natal, também tenha esse MOVIMENTO SEPARATISTA, ou seja, separando os estados do Brasil (Brasília-DF) desse governo ditador do PT, de Dilma Rousseff, essa ESQUERDOPATA RAIVOSA. Eu não posso matar, mas PEÇO À VOCÊS, que criem um plano para MATAR A DILMA ROUSSEFF. Lembrem-se: ELA ESTÁ ENVOLVIDA NO ESCÂNDALO DA PETROBRÁS, junto com o LULA. ELES SABIAM DE TUDO! Espero que HAJA INVESTIGAÇÃO CONTRA ESSA FRAUDE! Quem quiser continuar vivendo sua vida, EVITEM FICAR AQUI nesse território, que agora, NÃO SEI se devo chamar agora de “Brasil”, porque o SEU FIM CHEGOU. Mudem-se para outro país, de melhor qualidade, como o Canadá (Ottawa-RCN), por exemplo, no Quebec (Cidade de Quebec), aprendam, ou esforcem falando inglês, francês – falado na província de Quebec (Cidade de Quebec) – porque ESSA É A ÚNICA OPÇÃO para tentar começar uma nova vida, LONGE desse COMUNISMO DO DEMÔNIO por aqui. É tudo que peço. Quem votou na Dilma Rousseff, no PT, NUNCA MAIS TERÁ CONSIDERAÇÃO DE NINGUÉM!!! ÓDIO E MENTIRAS, CORRUPÇÃO E IMPUNIDADE, DESORDEM E RETROCESSO, essas são as combinações que esse MALDITO PT (Partido dos Trambiqueiros), partido TERRORISTA, repleto de uma MULTIDÃO DE ESCÂNDALOS, tanto promove. Enquanto que os outros países top (primeiro mundo), como Estados Unidos (Washington-DC), Japão (Tóquio), e outros, que são realmente democráticos e sérios, vão crescer na economia, não sei se isso vai acontecer ou não, aqui no Brasil (Brasília-DF), eu só sei que vai PIFAR, MISERAVELMENTE!!! A Bovespa cai MISERAVELMENTE CAIR, o dólar vai MISERAVELMENTE DISPARAR, e pode chegar à quanto? A QUATRO REAIS (R$ 4,00), com uma HIPERINFLAÇÃO que SURGIRÁ no futuro desse país. Não vai mais ter alimentos, bebidas, ABSOLUTAMENTE NADA que lhe possa oferecer ao consumidor. Uma FALTA DE RESPEITO com o brasileiro, cidadão de bem. É MIL VEZES PIOR do que o FRACASSO MORTAL do Brasil (Brasília-DF) na Copa do Mundo, que foi a MAIS CARA, e que agora, já é VERGONHA. Quem votou no PT, é PALHAÇO, um IGNORANTE, um IDIOTA, um ESTÚPIDO, um BANDO DE CANALHA FILHA DA PUTA, um SOBERBO, um ARROGANTE, um ANTIPÁTICO, seja HOMENS OU MULHERES, NEGROS OU BRANCOS, TODOS EM GERAL!!! Estou PUTO DA VIDA depois de tudo que aconteceu. É o FIM DO BRASIL (BRASÍLIA-DF)!!! ACABOU!!! ACABOU TUDO!!! EU MORRO DE TANTA VERGONHA DE SER BRASILEIRO!!! MUITA VERGONHA!!! MUITA vergonha! Muita vergonha. Meu Deus, livrai-me desse MAL! Livrai-nos de TODO ESSE MAL, Senhor!

    Dausther Lorencini

    26 de outubro de 2014 at 22:34


A área de comentários é liberada. Mas não venham pra cá cantar de galo e me atacar ou atacar a quem defendo. Sejam educados e comportem-se. Se não gostam do que publico, criem um blog e sejam felizes. Petralha aqui, não!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s